Apresentações Zen, você conhece esse conceito?
O designer Garr Reynalds escreveu o livro Apresentações Zen quando morava e dava aulas e consultorias no Japão. O interessante é ver, como mostra no livro, a maneira pela qual ele apresenta conceitos para o design de apresentações inspirados nas filosofias orientais. Um approach para a criação de apresentações que traz a simplicidade como forma de clareza e elegância. Reynolds deixa claro a necessidade do equilíbrio entre informação, os fatos e dados, e a emoção, as estórias que envolvem o público. Vale conferir.
Mas o livro vai além de recomendações importantes para a criação de um PowerPoint memorável. Traz também dicas para a condução da apresentação. Eu selecionei aqui toques para você se inspirar e preparar uma fala mais inspirada.
5 Inspirações para o Apresentador Zen
Uma apresentação é uma conversa que requer sua presença total no aqui e agora.
Como quando em meditação, você deve estar inteiro no momento, sem pensamentos sobre o passado ou o futuro, ou sobre vitórias e perdas.
Erros podem acontecer, mas você não deve se importar. Esteja totalmente apenas nesse momento, dividindo e conversando com as pessoas à sua frente.
Faça com que sua fala pareça fácil e natural preparando-se e praticando muito. Quanto mais você ensaiar, mais confiante ficará e mais natural vai parecer.
Embora você deva planejar bem, estar totalmente no momento também significa que você deve permanecer flexível, totalmente atento e aberto ao que pode vir com a interação com o público. E lembre-se, os participantes estão lá para aprender e crescer com você.
Em sua próxima apresentação, experimente estar totalmente concentrado e focado apenas no presente, na mensagem que você preparou e nas pessoas que estão lá para ouvir e conversar com você.
“Preocupações são as piores coisas de todas porque elas sempre são sobre o passado ou sobre o futuro, duas coisas que nem sequer existem no presente. Na nossa vida diária e na nossa vida profissional, incluindo apresentar-se, nós temos que limpar nossas mentes e estar em um lugar: bem aqui.” Garr Reynolds