top of page

meditar para mediar


Na Formação de Mediadores de Conflitos em que eu participo, todos encontros começam às 7 horas da manhã. Antes de ir para a sala e mergulhar nos conceitos e práticas, nós sentamos, respiramos e meditamos. Sentamos, respiramos e meditamos. Sempre em silêncio.

A prática da meditação é uma ferramenta fundamental para o mediador. A plena atenção alcançada é como dormir em nós para acordar no outro. É o caminho para aquietar a mente discursiva e entrar no fluxo do observar sem avaliar, do ouvir se julgar, do perceber sem limitar.

A iniciação na meditação é simples, mas nem por isso é fácil. Para mim tem sido desafiador apenas respirar e estar em contato total com aqui e agora, deixando a mente limpa e aberta.

Quer experimentar?

  1. Procure um local reservado e silecioso.

  2. Sente-se confortavelmente numa almofada, com a coluna ereta, de pernas cruzadas. Se preferir, pode sentar-se em uma cadeira.

  3. Feche os olhos. Respire fundo algumas vezes. Sinta os pontos de contato entre seu corpo com a almofada, ou com a cadeira. Repare nas sensações: calor, formigamento, vibração etc.

  4. Aos poucos, tome consciência do processo de respiração. Apenas preste atenção no ar entrando e saindo.

  5. Toda vez que se perder em pensamentos, volte delicadamente a atentar para a respiração. Apenas observe os sons, sensações corporais e emoções e depois retorne à respiração.

  6. Se vierem mais pensamentos, observe cada um como um objeto da consciência – visões, sons, sensações e até os pensamentos.

  7. Continue até poder apenas testemunhar os objetos da consciência conforme eles surgem, mudam e passam, sem se apegar a nenhum deles.

  8. Colocar um ponto de atenção ao respirar pode ajudar. Contar de 1 a 5 a cada respiração repetidamente. Ou, a cada respiração, repetir mentalmente uma frase curta, como um mantra.

Que tal agora VOCÊ me contar suas experiências com a MEDITAÇÃO?


Posts em destaque
Posts recentes
Arquivo
Search By Tags
Nenhum tag.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page